COURS MIRABEAU
Balizado por plátanos, fontes, cafés e restaurantes, por elegantes mansões particulares dos séculos XVII e XVIII, liga a cidade velha ao bairro Mazarin.
PASSAGE AGARD
Antigo convento Carmelita, liga o cours Mirabeau ao Palácio da Justiça. Do outro lado do já referido cours Mirabeau : os Oblatos, antiga capela do convento Carmelita.
MAUSOLÉE JOSEPH SEC
Avenue Pasteur: datado de 1792, é um dos raros monumentos de arquitetura revolucionária.
MAISON DE DARIUS MILHAUD
Compositor de música clássica. De acordo com a sua vontade, foi enterrado em Aix-en-Provence em 1974. O edifício acolhe a ARCADE, agência regional das artes do espetáculo.
HÔTEL DE CAUMONT
Construído em 1720, segundo projeto de Robert de Cotte.
PALAIS DE JUSTICE
Construído no local do antigo Palácio dos Condes soberanos e terminado em 1832. Feira da ladra e feira das antiguidades na praça 3 vezes por semana.
HÔTEL DE VILLE
Terminada em 1670, notável fachada à italiana com as suas portas de madeira esculpida e antigo campanário da cidade dotado de um relógio astronómico, 1661.
ANCIENNE HALLE AUX GRAINS
Terminada em 1761, encimada por um frontão alegórico representando o Ródano e o Durance. Por detrás do edifício, a Place Richelme, onde todas as manhãs tem lugar um mercado de produtos da época.
HÔTEL MAYNIER D’OPPÈDE
Devendo o seu nome a uma família de magistrados muito antiga, data de 1757 na sua forma atual. Concertos clássicos no verão no pátio interior.
THERMES SEXTIUS
Centro de massagem e spa situado no local das antigas termas romanas de Sextius, mesmo ao lado da Torre Tourreluque, século XIV.
LES ÉGLISES / À VOIR
catedral Saint-Sauveur, todos os estilos arquitetónicos representados, dos séculos V ao XVII
igreja de Saint-Jeande Malte, século XII
igreja de la Madeleine, século XVII
igreja do Saint-Esprit, século XVIII.
LES HÔTELS PARTICULIERS
Cerca de 160 residências construídas entre o século XVI e meados do século XVIII narram a evolução da vida em Aix : história, sociedade, grandes famílias, arquitetura.